A receita
Ingredientes do Sanduíche Bauru
Foto: Kátia Santicelli - Arquivo OHL Brasil

  • Pão francês sem miolo
  • Uma porção de queijo
  • Fatias de roastbeef
  • Rodelas de tomate
  • Rodelas de pepino (picles)
  • Sal e orégano a gosto
Modo de Fazer

Divida o pão em duas partes e retire o miolo. Coloque o roastbeef frio (o roastbeef deve ser preparado com antecedência.) em uma das partes. Sobre o roastbeef, disponha rodelas de tomate e as de pepino. À parte, prepare o Banho-Maria, coloque um pouco de água numa assadeira para esquentar. Coloque o queijo que, ao derreter, deve ser retirado e disposta na outra fatia de pão. Una as duas fatias do pão. O calor do queijo aquecerá os demais ingredientes do sanduíche.

Roastbeef - Uma peça de lagarto de aproximadamente 2 quilos; Sal grosso; Aqueça bem o forno antes de colocar a carne para assar! (Se quiser fazer um pedaço maior ou menor de lagarto, calcule sempre 20 minutos de forno por quilo de carne). Modo de preparar: Limpe bem a peça de lagarto; Forre uma assadeira com papel de alumínio e espalhe uma camada de sal grosso; Coloque a carne e cubra-a com sal grosso; Asse em forno bem quente por quarenta minutos; Deixe esfriar e raspe todo o sal grosso com uma faca; Coloque no congelador por uma hora e corte em fatias finas. Esta é um de várias formas de se preparar o Roastbeef.

Ingredientes do Sanduíche Bauru
Foto: Kátia Santicelli - Arquivo OHL Brasil
Comprovação dos Ingredientes

Após pesquisas realizadas, é possível afirmar que o pão francês existia na época da criação do Sanduíche Bauru. O que poderia destoar é a consistência devido a utilização de fermentos distintos e o tipo da farinha de trigo encontrada, o que tornava os pães da época mais "massudos" do que os de agora. Também salienta-se que o tamanho (peso) do pão da época não era regulamentado em nenhuma tabela específica. Concluí-se que o tamanho do pão francês poderia ser diferente do padrão atual, o que não descaracteriza o sanduíche hoje.

Após a analise de livros e relatos históricos de pessoas que vivenciaram o período de criação do Sanduíche Bauru, tem-se que o queijo utilizado provavelmente seria o queijo Mussarela. Isto se justifica por ser esse um queijo muito utilizado na época, de custo acessível aos estudantes e de fácil manipulação (no caso, derreter em banho-maria). O pepino em conserva utilizado hoje em dia foi incluído oficialmente no lanche na década de 50; pois, como Casimiro Pinto Neto tinha problemas de úlcera gástrica, era impedido de consumir certos alimentos, o que de vez em quando, e num botequim, na companhia de amigos, não faz mal nenhum abusar um pouco desta recomendação.

Valor nutricional

O valor nutricional da composição energética dos ingredientes foi calculado com os produtos in natura. Processando o derretimento do queijo nota-se uma redução de gordura, ficando retida na água do banho-maria que deve ainda ser deduzido das kilocalorias totais do sanduíche.

Ingredientes Peso (gramas) Kcal
1 pão francês, sem miolo 30 80,7
3 fatia de queijo mussarela 45 146,16
3 fatias de roastbeef 45 74,7
3 rodelas de tomate 15 3
3 rodela de pepino (picles) 10 2
Total 145 306,56
Fonte: Webcalc - Esporte e Saúde - nutrição: composição química e energética dos alimentos.
Disponível em: http://www.webcalc.com.br/frame.asp?pag=http://www.webcalc.com.br/esporte/composi_ab.html.
Acessado em: 02/06/06.